Com a prisão na tarde desta quinta-feira (31), de um integrante de facção com atuação no Complexo do Nordeste de Amaralina, a Operação Rota Segura acumula seis criminosos localizados. A última captura foi de um foragido da Justiça pelo prática de homicídios. O indivíduo integrava bondes organizados para atacar rivais de outras facções.
A Operação Rota Segura foi deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (Polícias Militar e Civil, além da Superintendência de Inteligência), Polícia Federal e FICCO Bahia nas localidades da Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho.
Informações sobre integrantes de facções podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP).
Traficante Repassava Arma
O traficante Luís Fernando Umbelino dos Santos, o “Tonelada”, 31 anos, foi encontrado. Ele era o responsável pela logística de armas para “bonde” de uma facção, responsável por ataques contra viaturas policiais e rivais de outro grupo criminoso.
Tonelada, colocado em liberdade provisória, possuía passagens por comércio de entorpecentes e roubo. Durante cumprimentos de mandados de busca, na localidade da Chapada do Rio Vermelho, ele foi encontrado.
Na tentativa de prisão houve confronto e o integrante de facção acabou atingido. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE). Arma, munição e drogas foram apreendias.
Equipes da FICCO Bahia, SSP e PF seguem no bairro promovendo incursões e abordagens.
A Operação
A Operação Rota Segura alcançou cinco integrantes de uma facção, no Complexo do Nordeste de Amaralina, na manhã desta quinta-feira (31). A ação integrada foi deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (Polícias Militar e Civil, além da Superintendência de Inteligência), pela Polícia Federal e pela FICCO Bahia.
Entre os criminosos localizados, dois possuíam mandados de prisão por homicídio e tráfico de drogas. Um deles, tentando fugir da prisão, entrou na casa de parentes, antes de se entregar. Com ele foram apreendidos pistola, granada, carregador, munições e drogas.
Outros três criminosos foram também flagrados com pistolas, carregadores, munições e drogas. Um deles acabou preso. Os outros dois integrantes de facção entraram em confrontos, acabaram feridos, chegaram a ser socorridos, mas não resistiram.
No total, as Forças da Segurança apreenderam quatro pistolas, granada, carregadores, munições e drogas.
“O trabalho para combater as facções continuará de forma incansável, com inteligência e integração das Forças Estaduais e Federais, contra o crime organizado”, declarou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira.