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Feira de Santana, BA

Aeroporto de Feira de Santana passará por requalificação para receber voos de grande porte

As obras têm previsão de início em dezembro, com conclusão estimada em cinco meses, dependendo das condições climáticas

03/09/2024 às 18h12
Por: Redação
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Foto Gleidson Santos
Foto Gleidson Santos

 

O superintendente da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Saulo Pontes, e Antônio Valter, proprietário da concessão da AFFS, apresentaram na manhã desta terça-feira (3), à imprensa de Feira de Santana o projeto de requalificação do Aeroporto João Durval. O plano prevê a adequação da pista para receber aviões de grande porte, como o Boeing 737, com capacidade para até 200 passageiros, colocando o terminal na rota de conexões nacionais. O investimento total é de R$ 8,3 milhões, incluindo a ampliação da pista, melhorias no balizamento noturno e na infraestrutura de aproximação.

Saulo Pontes, disse que, a proposta inclui a ampliação da cabeceira 13, aumentando a extensão da pista de 1.500 para 1.800 metros, além do reforço estrutural com a aplicação de duas camadas de concreto asfáltico e 10 centímetros de PCBQ (Pavimento de Concreto Betuminoso Quente), o que elevará a capacidade do aeroporto para suportar aeronaves maiores. "Com isso, será possível viabilizar que as companhias aéreas incluam Feira de Santana nas rotas e conexões nacionais, suprindo a deficiência no mercado, não só brasileiro, mas mundial, de aeronaves de pequeno e médio porte que realizavam voos domésticos. Infelizmente, com a pandemia, a produção dessas aeronaves foi interrompida, e hoje isso afeta não só o Brasil, mas o mundo todo", pontua.

As obras têm previsão de início em dezembro, com conclusão estimada em cinco meses, dependendo das condições climáticas. "A licitação foi publicada em agosto e será aberta em 28 de novembro, pois a nova legislação de licitações exige um processo integrado. Após isso, esperamos cerca de 15 dias para a assinatura do contrato. Em dezembro, as obras devem ser iniciadas, e, em no máximo cinco meses, dependendo das condições climáticas, a nova pista do aeroporto, com ampliação para 1.800 metros, deve ser inaugurada em maio", informou.

“O projeto visa não apenas o aumento da capacidade operacional do aeroporto, mas também o fortalecimento do potencial logístico da região. Temos perspectivas futuras de tornar o aeroporto um hub de carga, similar ao que ocorre em Campinas, São Paulo", finaliza Saulo.

Tarifa Fixa

Antônio Valter, proprietário da concessão da AFFS, destacou a importância do indicador de trajetória de aproximação de precisão (PAPI). "Ele garante segurança, especialmente na via principal de aproximação. Em condições de mau tempo, o PAPI orienta o voo para um pouso seguro. A maioria das companhias exige o PAPI, por isso precisamos focar na segurança para garantir que o plano de voo seja aprovado pela ANAC e pelo Comando da Aeronáutica em Recife."

Sobre as tarifas aéreas, Valter comentou que tem mantido contato com a Fly Bondi, uma empresa argentina, e está buscando trazer outras companhias internacionais para operar em Feira de Santana. "Precisamos estabelecer tarifas fixas, alinhadas com a distância. Hoje, as pessoas muitas vezes pagam cinco vezes mais por desorganização das companhias aéreas. Com a expansão do aeroporto, podemos iniciar esse processo de ajuste nas tarifas", explicou.

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