Domingo, 13 de Julho de 2025
16°C 24°C
Feira de Santana, BA
Publicidade

STJ anula efeitos da Operação El Patrón contra deputado estadual Binho Galinha

A decisão atende a um recurso em habeas corpus apresentado pelo deputado, sua esposa Mayana Cerqueira da Silva e o filho João Guilherme

Redação
Por: Redação
25/06/2025 às 18h47 Atualizada em 26/06/2025 às 18h55
STJ anula efeitos da Operação El Patrón contra deputado estadual Binho Galinha

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou nesta quarta-feira (24) os efeitos da Operação El Patrón, que investigava o deputado estadual Binho Galinha (PRD). A decisão foi proferida pelo ministro Joel Ilan Paciornik, relator do caso, com base em irregularidades processuais apontadas na obtenção de provas.

A decisão atende a um recurso em habeas corpus apresentado pelo deputado, sua esposa Mayana Cerqueira da Silva e o filho João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, mas se estende aos demais investigados. 

Segundo o relator, os relatórios do Coaf, que fundamentaram o início da investigação, foram solicitados pela polícia sem autorização judicial, o que viola entendimento da Terceira Turma do STJ.

Paciornik declarou nulas as provas derivadas desses relatórios, com base na doutrina do "fruto da árvore envenenada", que invalida todo o processo quando as provas são obtidas de forma ilegal. A decisão ainda é passível de recurso, e o órgão acusador deve tentar revertê-la. 

A Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023, bloqueou R$ 200 milhões e mirou crimes como milícia e lavagem de dinheiro. O deputado Binho Galinha foi um dos alvos e declarou confiança na Justiça.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários