Policiais do Serviço de Investigações da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado Gustavo Coutinho, prenderam na manhã desta quinta-feira (11), após cumprir um mandado de prisão preventiva contra F. de J. das V. da S., 20 anos, vulgo “Gordinho”. Ele é apontado como partícipe no homicídio que vitimou o jovem Josias da Silva Bonfim, ocorrido em 24 de março deste ano por volta das 20hs, na Travessa Conde de Irajá, bairro Campo Limpo.
Dinâmica do crime
— Investigações mostram que Felipe dirigia um Chevrolet Celta branco roubado, com placa adulterada, e entregou um revólver calibre .38 ao adolescente de iniciais T. B. M. C. de 16 anos.
— A dupla perseguiu Josias, que caminhava para a casa da avó, e o menor efetuou diversos disparos, matando a vítima no local.
— O crime foi motivado por vingança: dois anos antes, Josias teria agredido o adolescente em um conflito entre facções rivais.
Provas e Mandado
Câmeras flagraram o veículo e os autores, e blusões usados no dia do homicídio foram apreendidos nas residências dos autores. Diante dos fortes indícios de autoria e da necessidade de resguardar testemunhas, a Vara do Júri de Feira de Santana decretou a prisão preventiva de "Gordinho".
A prisão
Equipes da Delegacia de Homicídios cercaram a residência do investigado no bairro Campo Limpo às 6h, logrando êxito na captura sem resistência. "Gordinho" foi encaminhado para a carceragem e ficará à disposição da Justiça, respondendo por homicídio qualificado (art. 121, §2º, I e IV, CP) e corrupção de menores (art. 244-B, ECA).
Continuidade das investigações
O adolescente Thauan já foi apreendido e as diligências prosseguem para localizar J. L. L. de L. F. (“Globo”), identificado como mandante do crime.
A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana reafirma seu compromisso com a pronta elucidação dos crimes letais ocorridos na cidade e a responsabilização de todos os envolvidos.