Os casos recentes de troca de tiros, em operações e confrontos entre facções, tem alterado o cotidiano dos moradores de Salvador. As linhas de ônibus que circulam nos bairros do Rio Sena, Vila Verde e Barro Duro, que estão entre os mais populosos da capital baiana, seguem suspensas após episódios de violência. Segundo informado pela Secretaria de Mobilidade (Semob), a medida acontece por questões de segurança.
Diante deste cenário, o Aratu On traz o panorama da situação dos bairros que estão enfrentando desafios de mobilidade urbana. E detalha quais fatores de violência impactam no direito de 'ir e vir' dos soteropolitanos.
Rio Sena
Cinco homens foram mortos em confronto com agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar (PM), nesta quinta-feira (3). O caso aconteceu no bairro de Rio Sena, na região do Subúrbio Ferroviário, em Salvador.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) emitiu nota sobre o caso. "De acordo com informações da ocorrência, os militares realizavam ações de intensificação do patrulhamento na localidade conhecida como Campo do Bambu, para prevenir e coibir ações delituosas, quando se depararam com um grupo de indivíduos armados que, diante da aproximação policial, atiraram contra os agentes. Houve revide e, após a troca de tiros, cinco indivíduos foram encontrados feridos e socorridos para o Hospital do Subúrbio, onde não resistiram aos ferimentos", diz a nota.
Vila Verde
Já em Vila Verde, próximo a região da Estrada Velha do Aeroporto, os ônibus voltaram a ser suspensos nesta sexta (4), após uma operação policial. Na última quarta-feira (26), os coletivos também tiveram o serviço interrompido, devido ao clima de insegurança no local.
Uma operação da Polícia Militar (PM) na localidade deixou um suspeito morto e apreendeu um fuzil durante um confronto entre facções rivais. Além do fuzil, foram apreendidos no local: munições, dois explosivos de fabricação caseira, um colete balístico, embalagens para acondicionamento e comercialização de entorpecentes, 500 g de maconha, 107 porções da erva, 60 pinos de cocaína e um uniforme camuflado.
Agora, as linhas 1054 e 1328 estão acessando apenas a entrada do Bairro.
Barro Duro
Em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, os moradores da localidade do Bairro Duro estão com o serviço de ônibus suspenso desde quarta (2). A Semob informou que a linha 1025 está seguindo o desvio pelo CIA, passando pela Ceasa e seguindo pela Estrada das Barreiras, sem entrar no bairro.
A suspensão do serviço ocorre devido a um toque de recolher que acontece na região, após a morte de um suposto criminoso conhecido como "Boca de Prata", apontado um dos líderes do tráfico de drogas na localidade.
Segundo informações da Polícia Militar (PM), ele e outros três homens, que conseguiram fugir para uma área de mata, estavam em uma caminhonete no momento da troca de tiros.