Home / Últimas Notícias / Governo estuda acabar com horário de verão, que não economiza energia

Governo estuda acabar com horário de verão, que não economiza energia

Resultado de imagem para acaba horario de verao 2016

 

 

 

 

 

 

 

 

O governo estuda acabar com o horário de verão. O assunto está em avaliação na Casa Civil e caberá ao presidente Michel Temer bater o martelo. A intenção é decidir sobre o tema nas próximas semanas, já que a vigência do horário está prevista para começar em outubro e ir até fevereiro.

O horário de verão foi criado para economizar energia elétrica enquanto está em vigor. Estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluiu, porém, que essa política tem efeitos quase neutros no consumo de eletricidade. Ou seja, seu principal objetivo não é mais atingido.

Entre os técnicos que defendem manter o horário, o argumento é que ele pode ser positivo para setores como comércio e turismo. Isso porque as pessoas têm mais uma hora para consumir. O estudo atribui esse resultado à “mudanças no perfil” da sociedade. No passado, quando o horário era mais eficiente, as pessoas e empresas eram estimuladas a encerrarem suas atividades do dia com a luz do sol, evitando que muitos equipamentos estejam ligados quando é acionada a iluminação noturna.

Mas a mudança do perfil do brasileiro alterou as características do consumo. Muita gente deixou de ter um horário tradicional de trabalho, chegando em casa à noite. Além disso, nas tardes de verão, o uso do ar-condicionado cresceu.

Veja Também

Policia Civil prende rapaz que matou médica em Vitória

A Polícia Civil prendeu na noite de sábado (16/09) o rapaz (foto) acusado de matar ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *