Home / Saúde / Secretaria de Saúde promove ação de prevenção a Saúde do Homem

Secretaria de Saúde promove ação de prevenção a Saúde do Homem

Assessoria de Comunicação/PMPC
Palestra Saúde do Homem Dr. Pessanha

Pedro Canário – Aconteceu no ARAI, palestra sobre a Saúde do Homem com a presença do Dr Manoel Pessanha. Essa ação teve o objetivo de fortalecendo à campanha nacional contra o câncer de próstata, doença que tem feito inúmeras vítimas ao longo do tempo.

Na oportunidade foram realizados testes rápidos, aferição de pressão, requisição de exame PSA, IMC e vacinação, ao todo foram mais de 100 atendimentos realizados. É de grande importância que os homens busquem um acompanhamento médico para prevenção dessa doença. Desse modo alertamos a classe masculina para que façam o exame de próstata, evitando assim descobrir a doença quando seja tarde demais. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura.

CURIOSIDADES
A função da Próstata – A principal função da próstata é armazenar e secretar um fluido claro levemente alcalino (pH 7,29) que constitui 10-30% do volume do fluido seminal, que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen. O resto do fluido seminal é produzido pelas duas vesículas seminais. A alcalinidade do fluido seminal, provocada pela elevada presença do antígeno prostático específico (PSA), ajuda a neutralizar a acidez do trato vaginal, prolongando o tempo de vida e mobilidade dos espermatozóides. Para além da função de transporte, este fluído mantém a nutrição necessária do esperma para sua sobrevivência. A próstata também contém alguns músculos lisos que ajudam a expelir o sêmen durante a ejaculação.

Secreções – As secreções prostáticas variam entre as espécies. Secreções da próstata são ricas em cálcio, zinco, ácido cítrico, fosfatase ácida, albumina e de antígeno específico da próstata (PSA). Em homens saudáveis o nível de citratos do fluido prostático é duas vezes maior do que em homens com câncer de próstata.Nas secreções prostáticas humanas, o conteúdo protéico é menor que 1%. As enzimas proteolíticas e o antígeno prostático específico (PSA) são importantes para manter o esperma mais líquido, fluindo adequadamente e para ajudar no movimento adequado dos espermatozóides. Níveis sanguíneos elevados de PSA podem indicar câncer de próstata. Em alguns alvéolos, podemos ter presentes às concreções prostáticas, que são calcificações com diâmetro variável, indo às vezes além de 1.0 mm de diâmetro. Provavelmente, representam a condensação de produtos secretórios.

Regulação – Para funcionar adequadamente, a próstata necessita dos hormônios masculinos (andrógenos), que são responsáveis pelas características sexuais masculinas. O principal hormônio masculino é a testosterona, que é produzida principalmente nos testículos. Alguns hormônios são produzidos em pequenas quantidades nas glândulas supra-renais. Entretanto, o hormônio que regula a próstata é a diidrotestosterona (responsável pela hiperplasia prostática benigna).
Estrutura – Uma próstata humana saudável é um pouco maior que uma noz. Ela envolve a uretra logo abaixo da bexiga urinária, podendo ser sentida através do exame de toque retal. Os ductos são revestidos com epitélio transacional. No interior da próstata, a uretra que vem da bexiga é chamada de uretra prostática e se funde com os dois ductos ejaculatórios. A uretra masculina possui duas funções: carregar urina da bexiga urinária durante o ato de urinar e carregar sêmen durante a ejaculação. A próstata é forrada pelos músculos do assoalho pélvico, que se contraem durante o processo ejaculatório. A próstata pode ser dividida de dois modos distintos: por zona ou por lobo.

Câncer de Próstata – próstata mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. O câncer de próstata pode causar dor, dificuldade em urinar, disfunção erétil e outros sintomas. Porém, a grande maioria dos casos evolui silenciosamente sem causar sintomas até que haja disseminação da doença. Exames regulares de toque retal e dosagem de antígeno prostático específico são recomendados para homens a partir dos 40 a 50 anos de idade, para detecção precoce da doença. Pode ser tratada com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, entre outros. Este tipo de câncer é muito grave, já que nos Estados Unidos este tumor maligno, em 2003, matava um homem a cada 14 minutos.

Informações Adicionais:
Para mais informações sobre a SEMUSA, acesse: www.pedrocanario.es.gov.br ou entre em contato pelo telefone 27 3764-1610. Curta a Página Oficial da SEMUSA: facebook.com/semusapedrocanario e fique por dentro de todas as ações da pasta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Pedro Canário-ES
Aqui começa o Espírito Santo.

 

Veja Também

Farmácias poderão realizar atividade de vacinação, segundo Anvisa

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, nesta terça-feira (12/12), resolução que permite a qualquer estabelecimento ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *