Home / Politica / Jaguaré recebe palestra sobre traqueomicose no cafeeiro nesta quinta-feira (19)

Jaguaré recebe palestra sobre traqueomicose no cafeeiro nesta quinta-feira (19)

 

 

Uma doença incomum no Espírito Santo e em culturas de café conilon, tem deixado produtores de Jaguaré no prejuízo. A traqueomicose provoca a morte dos vasos que conduzem a ceiva para a parte superior da planta. Isso prejudica a chegada de nutrientes na parte aérea da planta. Sem esses nutrientes, os galhos dos pés de café murcham e morrem. Na próxima quinta-feira (19), produtores da região terão a oportunidade de conhecer mais sobre a doença, manejo e métodos de controle num evento promovido pela Defesa Agrícola e pela Ihara. A palestra será ministrada pelo engenheiro agrônomo José Braz Matiello.

Segundo o gerente da Defesa Agrícola de Jaguaré, Victor Marques, que também é um dos organizadores do evento, a incidência da doença no município tem se tornado comum, principalmente no período em que é feita a poda de galhos de café.

“Observamos que depois da colheita e a limpeza da área, alguns galhos começaram a morrer. Nós tiramos uma amostra e mandamos para um laboratório e foi comprovado que se tratava de traqueomicose A transmissão da doença ocorre justamente nesse processo de poda, pois o produtor utiliza a ferramenta numa planta infectada e acaba contaminando outras que estão sadias”, explica.

A traqueomicose já atinge outras culturas, como o café arábica. No café conilon e na região norte do Espírito Santo, a doença é uma novidade. Além da palestra sobre traqueomicose, a Ihara fará uma apresentação dos novos produtos para o manejo de ácaros e plantas daninhas com registro para o café conilon.

O evento acontece na próxima quinta-feira (19), a partir das 19h no Restaurante Recanto da Floresta, localizado na Avenida Nove de Agosto, no Centro. A entrada é gratuita.

 

 

Veja a programação:

19h: Morte parcial e total do cafeeiro por traqueomicose; Manejo e Métodos de controle – Eng. Agr. José Braz Matiello

20h: Novas tecnologias no manejo de ácaro e plantas daninhas no Café Conilon – IHARA

20h30: Jantar

Veja Também

Atleta Joel Kock conquista vice-campeonato brasileiro no Tiro Prático

  O atleta Joel Carlos da Silva Kock morador da cidade de Pedro Canário, no ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *