Home / Entretenimento / Projetos Pedro Canário Lê e Nossa cidade nesta sexta-feira

Projetos Pedro Canário Lê e Nossa cidade nesta sexta-feira

Assessoria de Comunicação/PMPC

Pedro Canário – Em uma programação recheadas de surpresas, a Prefeitura de Pedro Canário, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), apresenta nesta sexta-feira (27), a produção de montagens de obras literárias, com a exposição de trabalhos executados por alunos e docentes, da Rede Municipal de Ensino. O ponto máximo do evento será a solenidade para o marco inicial do Projeto Nossa Cidade: Pedro Canário – Um Novo Horizonte no Norte Capixaba. A programação acontecerá na sede da Associação Recreativa Assistencial ao Idoso (ARAI), a partir das oito horas.

Conforme a comissão, o momento é de construção de um espaço democrático, onde toda sociedade será protagonista, na disseminação das práticas de leitura e valorização da literatura por meio da arte, bem como o resgate da essência histórica, cultural, política e geográfica do município. As ideias, produções, dados e materiais serão coletados em um período de até três anos, com a finalidade de realizar a culminância do projeto, por meio da apresentação de um documentário em livro e audiovisual.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Otília Martins de Magalhães, o Projeto Pedro Canário Lê é um conjunto de ações que apoiam as escolas da Rede Municipal de Ensino, na democratização do acesso ao mundo da Leitura. “Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras. Como o universo escolar e seus profissionais têm papel indispensável na promoção da leitura para o alunado, o Projeto Pedro Canário Lê propôs a implementação da Carroça de Leitura e Leitura na Praça – que incentiva a leitura por prazer – como uma atividade permanente na rotina das escolas e comunidade, além de outras ações culturais de fomento à leitura”, explicou.

“É muito comum os discentes indagarem: Qual a relação entre nossas vidas e os acontecimentos retratados nos acervos das escolas? Com a realização deste projeto pretende-se fazer com que os alunos se percebam como sujeitos históricos e valorizem a nossa cidade, seus atrativos, fazendo um resgate cultural. Nessa perspectiva, vamos trabalhar conhecimentos prévios trazidos pela comunidade escolar, a fim de proporcionar uma valorização e resgate ao respeito pela nossa cidade. Portanto, devemos inicialmente trabalhar este projeto com a função de mostrarmos aos alunos que podemos e devemos conhecer a história da nossa cidade, pois é nela que vivemos e nos tornamos cidadãos”, destacou a comissão do projeto.
Outro atrativo do evento será a exposição de produtos e alimentos da agricultura familiar, bem como ervas medicinais do Centro Comunitário Franco Rossetti, artesanatos da Associação Pestalozzi e artesãos do Arai. Na oportunidade participam do evento, autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, além de representantes de entidades e da sociedade civil organizada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da Redação

 

 

Foto-Daniel Vianna/Facebook

Informações Adicionais:
Para mais informações sobre a SEMED, acesse: www.pedrocanario.es.gov.br ou entre em contato pelo telefone 27 3764-1700. Curta a Página Oficial da SEMED: facebook.com/semedpedrocanario e fique por dentro de todas as ações da pasta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Pedro Canário-ES
Aqui começa o Espírito Santo.

 

Veja Também

Baixo Guandu sedia final do Campeonato Capixaba de Voo Livre

        Os campeões capixabas de voo livre 2017 serão conhecidos neste fim ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *