Home / Destaques / Prefeito de Pedro Canário Wilson Fiorot perde mandato

Prefeito de Pedro Canário Wilson Fiorot perde mandato

O município capixaba de Pedro Canário, extremo norte do Estado, vai trocar de prefeito mais uma vez. A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) seguiu o voto do desembargador Fábio Clem de Oliveira e reformou a decisão do juiz Ricardo Chiabai, que havia concedido mandado de segurança ao vice-prefeito Antonio Wilson Fiorot, mantendo-o no cargo, depois que ele foi cassado por uma comissão processante da Câmara Municipal.

O Poder Legislativo municipal entrou com apelação cível contra decisão do juiz, que havia levado em conta os argumentos de Fiorot (que havia assumido o cargo em substituição a Ataídes Canal, cassado por decisão judicial devido ao trânsito em julgado de processo por atos de improbidade administrativa) de que tanto o presidente da Câmara, Marcos Robério Fonseca dos Santos, quanto o vice, Aloísio Campostrini Borghi, que era presidente da comissão processante, tinha interesse na cassação de Wilson porque um assumiria a prefeitura e o outro a presidência da Câmara.

Em seu voto, o desembargador Fábio Clem reconheceu que nenhum dos atos praticados no curso do processo que culminou na cassação do mandato do apelado se caracteriza como violação à garantia do devido processo legal e que não há como se anular o processo. Agora, a Câmara terá 90 dias para realizar eleições indiretas para o cumprimento dos últimos seis meses do mandato que era exercido por Wilson desde 9 de dezembro de 2010.

Fiorot sofreu processo de cassação da Câmara Municipal depois de o eleitor Luís Sérgio Neris de Oliveira denunciar que o prefeito não residia no município e, sim, em Vitória. Ele teve a perda do cargo declarada pelo decreto legislativo 07/2011, de 27 de maio de 2011. No dia 30 de junho de 2011, o juiz Ricardo Furtado Chiabai declarou nulo o processo e reconduziu Wilson ao cargo.

Pedro Canário sofreu instabilidade institucional desde as eleições municipais de 2008, quando foi eleito como prefeito Mateus Vasconcellos, o Mateusão. Ele e seu vice, entretanto, foram afastados por decisão judicial. Mateusão foi preso em janeiro de 2012 pela Polícia Federal, depois de ser condenado pela Justiça Federal.

No dia 9 de dezembro de 2010, o segundo colocado nas eleições municipais, Ataídes Canal, e seu vice, Antonio Wilson Fiorot, foram empossados. No dia 01 de março de 2011, porém, Canal foi cassado por decisão judicial por causa de ação transitada em julgado por improbidade em mandato anterior. Fiorot assumiu e foi cassado em 30 de maio de 2011, após os trabalhos da comissão processante, voltando ao cargo 30 dias depois por decisão judicial.

Fiorot volta a perder o mandato após a Justiça cassar a liminar concedida pelo juiz da comarca ao seu mandado de segurança contra a decisão da Câmara.

Veja Também

Ministério DA Saúde anuncia R$ 19,2 milhões para ampliar assistência às crianças no Espírito Santo

        O Ministério da Saúde está destinando R$ 19,2 milhões para ampliar ...

9 Comentários

  1. concordo com rimarck. E eu deixo uma pergunta: Como Pedro Canario desenvolve desse jeito? E eu falo: Nunca!

  2. isso é uma vergonha para a nossa cidade ! será que nunca vai ser eleito alguém que preste para realmente fazer a diferença aqui?! o pior é que a população não tem culpa, porque sempre votamos em alguém que acreditamos que é honesto e por fim nenhum presta.

  3. aqui em pedro canario sempre acontece isso com os prefeitos, poxa! eles ja ganham seus salários, pra quê roubarda prefeitura :/ !

  4. Acredito que o sentimento de todo o povo Canarense é um misto de tristeza e de revolta pela situação lamentável que passa a política de nossa Cidade. Ano eleitoral e as falcatruas não param. Expondo minha opinião específica em relação ao atual prefeito, digo o seguinte: O Prefeito ANTONIO WILSON FIOROT, pelo menos ao olhos públicos vem fazendo um bom trabalho, temos visto, ruas sendo calçadas, Posto de Saúde sendo terminados, Esgoto sendo realizado e por ai vai. Sinceramente, não acredito que estes que estão querendo que ele saia, estejam interessados no bem do Município, na verdade, o interesse próprio, fala mais alto e quem sofre, é a população.

  5. Enquanto os eleitores de Pedro Canário não acordarem para a politica imunda que impera no município onde os atuais grupos politicos, Ex prefeitos e também ex, e atuais vereadores. Os mesmos só tem interesse na desordem e caos no múnicipio.Quanto mais desorganizado for o município mais dinheiro pode ser desviado, e ai continuaremos a conviver com lixo e urubus nas ruas, rodoviaria e calçamento concluido só no papel, campanha para reabertura de hospital com arrecadação sendo desviado, compra de sentença por ex prefeito (2004-2008)etc. Enfim daria um livro a história do pior município em qualidade de vida do Espírito Santo, culpa dos sanguessugas que estão no comando do município desde a sua emancipação politica. A propósito, o prefeito eleito pelo povo para o mandato 2008-2012 (Mateusão) também não morava no município e no entanto a câmara de vereadores não o afastou por este motivo.Acoooorrrrrrrda eleitor Canarense.

  6. Eu mais uma vez me sinto indignada com a nossa justiça que se diz cega mas na verdade enxerga muito bem, de cega não tem nada, pois esta bem claro para quem mora em pedro canario a mais de 40 anos que desde que pedro canario se amancipou tem uma familia que tomou conta da prefeitura de pedro canario e desde então esta familia se enrriqueceu e kd a justiça que diz ser igual para todos que não investiga de onde sai tanto dinheiro para esta familia, e quanto a intenção do presidente da camara querer ser o prefeitop de pedro canario isso não é novidade pra nenhum morador de pedro canario. me lembro que quando pedro canario era distrito da barra era muito melhor para se viver, bem que poderia voltar a ser distrito de conceição da barra novamente, quem sabe o povo acordaria para a realidade politica de pedro canario e mudaria o prefeito por alguem que nunca foi prefeito, tiraria aquela corcha de vereadores que estão lá a anos tem que tem mais de 20 anos só comendo do municipio pois nada faz não existe nenhum projeto apresentado por ele nesses mais de 20 anos de poder, aqui esta minha indignação. acorda povo vamos a luta.

  7. Fique indignada com a Saída de Fiorot,pois ele vinha desenvolvendo um bom trabalho junto com a comunidade, desde que Pedro Canário emancipado nunca se teve um prefeito que trabalhe como o Fiorot. O povo não é cego, enxerga muito bem, sabe qual é o interesse do Binho ser prefeito, vocês vão ver a desgraça que vai ser pedro canário, com o Fierot administrando até a criminalidade diminuiu, agente via todos os dias as máquinas da prefeitura trabalhando, fazendo rede de esgoto e calçamento, agora gente até a licitação que já estava pronta para a fábrica de chocolate eles cancelaram. Porque? Porque a licitação tem que ser do jeito deles, tem que cada um faturar um pouquinho como era da mesma época do mateusão.Acorda povo, vamos votar corretamente, chega desse pessoal de novo nessa camâra, todos tem que sair, vamos colocar gente nova, vamos reformar a camâra de Vereadores.

  8. pedro canario tentudo para crese eu nasi e cresi ai e tive 2 filhas mais nao suportei mais ter de trabahla nas lavora de cana desisti de luta ai ainda tenho es peransa de ver aminha sidadi mudar nao vendao o seo voto nao pense so en fara mais si no bem estar dos seus filhos ou neto vote com sabedoria chega de sofrer vote pensando no futuro se equeça o pasado olha pense asi nen deus agrado atodos porque fiorote teria de agrada ovoto e individuau cada um fassa a sua parte. eu voto neli esto morando na serra mais vou vota ai eu sei que sto serta.

  9. E 15151515 neles para de baba ovo de fiorot e deixa BINHO trabalhar e depois vcs falam, sem contar q quem tá fazendo hj e BINHO e não fiorot só calsor os de pedro canário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *