FUNARTE E SECULT APROVAM TRÊS OFICINAS EM PEDRO CANÁRIO: TEATRO, DANÇA E MÚSICA

Emilayne Almeida/ PMPC 
PMPC
Representantes de Pedro Canário, São Mateus, Linhares, Colatina e outros municípios estiveram presentes no lançamento das oficinas, ocorrido nessa segunda (07/05), no Sítio Histórico de São Mateus.

PEDRO CANÁRIO EM AÇÃO: 35 ANOS

São Mateus (ES) – O Município de Pedro Canário foi um dos municípios do norte contemplados com oficinas culturais de Teatro, Dança e Música através do ação “Fomento a Formação e Capacitação em Atividades Culturais no Estado do Espírito Santo. A iniciativa vem de parceria do Ministério da Cultura (MinC) através da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), cujos recursos serão provenientes de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Jorge Silva. A cerimônia de lançamento aconteceu na tarde dessa segunda-feira (07/05), no Sítio Histórico de São Mateus, e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto; o secretário municipal de Cultura, Gildenê Pereira dos Santos e o deputado federal Jorge Silva.

Marcaram presença na cerimônia representantes dos municípios de São Mateus, Pedro Canário, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo, Colatina e Vila Valério, entre outros. As oficinas devem começar em junho e o cronograma de aulas será discutido com os municípios. As oficinas serão realizadas em duas aulas semanais, sendo três horas de duração cada aula. O público-alvo projeto serão crianças, adolescentes e jovens entre 14 e 26 anos e o limite de vaga é de 20 alunos para cada oficina. Informações sobre o projeto com a SECULT: (27) 3636-7100.

A Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) tem atuação no âmbito do Estado do Espírito Santo, desenvolvendo e executando programas, projetos e ações nas mais diversas áreas da Cultura (audiovisual, artes cênicas, artes visuais, música, literatura, folclore, patrimônio cultural entre outras), atuando diretamente ou em parceria com o Governo Federal, municípios, entidades públicas e privadas.

A SECULT tem buscado atingir seus objetivos por meio de seus eixos fundamentais, sendo um deles a Capacitação em Linguagens Artísticas, incentivando a geração de interesse e a criação de um olhar voltado para essa produção. Nesse sentido são executadas atividades de formação e capacitação de mão de obra qualificada, de público e mercado para produção artística e cultural do Espírito Santo, por meio das oficinas, cursos e apresentações culturais.

Dentre essas atividades está prevista a realização do projeto “Fomento a Formação e Capacitação em Atividades Culturais no Estado do Espírito Santo”, que tem como proposta promover oficinas de iniciação, formação e capacitação em Teatro, Dança e Música visando à formação artística e de cidadania para jovens e adultos de municípios das regiões Norte e Noroeste do estado.

Para a realização do projeto “Fomento a Formação e Capacitação em Atividades Culturais no Estado do Espírito Santo” foi celebrado o Convênio Nº 800905/2014, entre o Ministério da Cultura por intermédio da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE e a Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
Pedro Canário receberá 3 (três) Oficinas Culturais oferecidas pela SECULT em seu município. Temos as seguintes sugestões:

• Oficina de Capacitação para Atores;
• Oficina de Montagem de Espetáculo;
• Oficina de Iniciação Musical;
• Oficina de Dança Contemporânea.

Lembrando que são sugestões da SECULT para o município. Isso pode ocorrer ou não, de acordo com capacidade de realização de vocês, interesse da prefeitura e da população local. Cada oficina terá carga horária de 80 horas de duração, sendo realizadas duas vezes por semana, 3h por dia, durante o período aproximado de 3 meses. Serão abertas 20 vagas para cada oficina.

O público-alvo das Oficinas Culturais será formado por habitantes do município de Pedro Canário com faixa etária entre 14 e 26 anos. Mas de acordo com a demanda poderemos ampliar a faixa etária para o projeto. Todos os custos das Oficinas Culturais, como remuneração de oficineiros, confecção de material de divulgação, elaboração e produção do material didático ficarão a cargo da Secretaria de Estado da Cultura.

Dessa forma, informamos que não haverá custos financeiros da Prefeitura de Pedro Canário para a realização das oficinas no município. A colaboração dos municípios será através de apoio técnico e logístico à organização das oficinas e aos oficineiros, bem como na divulgação e realização das matrículas dos interessados.

Informações Adicionais:
FALE COM A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA (SECULT)

Marcelo Siqueira
Assessor Especial – SECULT/ES
27 3636-7135/99902-1634

Informações à Imprensa:
Redação: Arnaldo Cardoso
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Pedro Canário
Informações: (27) 99909-8525
comunicacao@pedrocanario.es.gov.br

 

Veja Também

Primeira mostra de filmes sobre quilombolas do Espirito Santo

        A tradição e a cultura dos povos quilombolas do Estado estarão ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *