Projetos em Penitenciária de São Mateus investem nos detentos

A Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) iniciou dois projetos que visam proporcionar momentos de reflexão para os internos e oportunizar a troca de experiências. Os projetos realizam grupos de estudos e debates sobre diversos  temas e também trabalham a ausência da família no processo de reeducação.

Um dos projetos, o “Cine Raio”, está estimulando o senso crítico a partir de filmes que trazem diferentes temáticas para o debate. De acordo com a psicóloga Fabianny Fachetti o projeto vai muito além de oferecer um momento cultural.  “Não se trata apenas de oferecer um mero lazer aos reeducandos ou uma atividade que simplesmente ocupe o seu tempo ocioso.Estamos alimentando debates  desenvolvendo o senso crítico numa perspectiva de ressocialização”, contou. Já o projeto “Inter Ação” está realizando um trabalho diferenciado com os reeducandos que não recebem visitas.
A equipe da unidade organiza momentos terapêuticos para que esses detentos possam verbalizar suas aflições em relação aos vínculos familiares. As discussões são feitas em grupos  para que os internos troquem experiências e dividam com os outros sua atual situação.
De acordo com Fabianny, já é possível ver resultados positivos “A visita familiar é um momento muito especial para o interno. Sem avisita, o reeducando sente-se abandonado, deprimido e muitas vezes revoltado. Do ponto de vista psicológico, o projeto já estámostrando pontos positivos, como mudanças de pensamentos e comportamentos”, contou.


Comentários